19ª Semana de História traz à UFU pesquisadora Margareth Rago

Encontro promoveu o diálogo entre a historiadora e os alunos

A professora Margareth Rago participou, na manhã desta sexta-feira, 14/10,  da conferência com estudantes na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Durante o encontro, Rago abordou  o tema: “As heterotopias libertárias”. Na ocasião, a palestrante falou, ainda, sobre   o papel das mulheres na história”. 

O convite foi realizado pelos discentes, sob a  coordenação da professora Iara Toscano, do Instituto de História e fez parte das atividades da 19ª Semana de História. O evento ocorreu no auditório do Bloco 5R-CD, no campus Santa Mônica.

A palestrante Margareth Rago é  historiadora, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora e ativista feminista brasileira. Durante a palestra, falou sobre o papel da mulher na história e como elas foram retratadas durante  anos. “Sou de uma época, em que quem fazia (o curso) história eram mulheres, mas eram histórias masculinas (…) o feminismo marca uma ruptura, hoje elas estão falando das mulheres e das transformações”.Rago  comentou, ainda,  sobre a relação entre indivíduo e ambiente, abordando sobre como o externo influência na construção de visão de mundo. 

Foto: Milton Santos

Ao final do evento, Rago destacou  como é gratificante ter alunos jovens interessados em questões sociais: “Fiquei surpresa, tanto com a dimensão afetiva, como a dimensão da antena do conhecimento e do interesse” afirmou, apontando a importância desse engajamento para futuros historiadores. A palestrante  aconselhou os estudantes a sempre terem consciência do impacto que possuem na construção da história. “É preciso ficar atento para perceber  para que narrativas estão estruturando sua cabeça  […]  que mitos vocês  estão tomando como verdade”, destacou a palestrante.

A programação do evento foi de  10 até 14 de novembro e contou com palestras, oficinas e mesas redondas, demonstrando como a UFU é um espaço que possibilita o diálogo e interação entre os discentes, resultando na construção de uma visão crítica e construtiva do mundo.

Fonte: Portal Comunica UFU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *