Mulheres participantes terão acompanhamento multiprofissional gratuito
Entre 45 e 60 anos, muitas mulheres passam ou já passaram pela menopausa, processo que reduz a produção de estrogênio, hormônio que, entre outras funções, ajuda a regular o metabolismo e a distribuição de gordura corporal. Essa alteração favorece o acúmulo de gordura abdominal, a diminuição da massa muscular e o aumento do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemias, isso faz com que a obesidade atinja mais facilmente mulheres depois dos 45 anos. Esse é o foco da pesquisa de Pedro Henrique Silva Santos, estudante de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O aluno do 7º período, em conjunto com seu colega de curso, Plínio Ferreira Filho, faz parte do projeto de extensão “Tratamento multiprofissional pela saúde da mulher com obesidade”, que tem como propósito promover saúde, autonomia e bem-estar de mulheres com obesidade por meio de uma abordagem integrada e acolhedora. Com orientação da professora Nadia Carla Cheik, a iniciativa reconhece que a obesidade é uma condição complexa, que envolve aspectos físicos, emocionais e sociais.
Visando ao bem-estar de mulheres com obesidade, o projeto tem ações gratuitas que contam com atividades supervisionadas de exercícios físicos, combinando treinos aeróbicos e resistidos, além de avaliações periódicas, rodas de conversa e acompanhamento multiprofissional.
“Esperamos observar uma melhora da saúde física no geral, com redução dos indicadores relacionados ao risco metabólico, aumento da capacidade funcional e cardiorrespiratória. E também esperamos desenvolver competências práticas relacionadas à nossa área, como prescrição, monitoramento e avaliação de exercícios em populações com condições clínicas específicas”, acrescenta Santos sobre as expectativas para o projeto.
Atualmente, o programa está aberto para voluntárias. Para participar, é preciso ser mulher acima dos 45 anos, residir em Uberlândia (MG) e possuir IMC igual a 30 ou menor que 30. As inscrições podem ser feitas por um formulário online, e acontecem até as vagas serem preenchidas. Os encontros vão acontecer na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI/UFU – Campus Educação Física), no bairro Aparecida.
As participantes vão receber acompanhamento multiprofissional, envolvendo as áreas de Nutrição, Educação Física e Psicologia, gratuito e com foco na promoção integral da saúde. Santos comenta que, à medida que o projeto avança, há o intuito de ampliar gradualmente o público atendido, reduzindo a faixa etária até os 20 anos. Essa expansão permitirá compreender e intervir em diferentes fases da vida da mulher, promovendo ações preventivas mais precoces e estimulando desde cedo a adoção de um estilo de vida ativo e saudável.
