MPGO investiga possível intoxicação por metanol de moradora de Itapaci

O Ministério Público de Goiás abriu procedimento para investigar um caso suspeito de intoxicação por metanol envolvendo uma moradora de Itapaci, de 25 anos. Conforme nota divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a mulher está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, após consumir bebidas alcoólicas em Guarinos há dois dias.

A nota aponta que a paciente, que é diabética e obesa, deu entrada no hospital com um quadro de insuficiência respiratória que evoluiu para insuficiência renal. Ela apresenta acidose metabólica e precisou ser entubada. O Governo do Estado montou uma força-tarefa e enviou antídoto via aeronave do Corpo de Bombeiros para o hospital onde ela está internada.

No âmbito do procedimento instaurado na Promotoria de Itapaci, o promotor de Justiça Brendo Teófilo Emanuel Rocha Paz requisitou a instauração de inquérito policial pela Delegacia de Polícia Civil de Itapaci visando investigar a origem das bebidas consumidas pela vítima.

Além disso, determinou que se oficie a Vigilância Sanitária de Itapaci para que realize, no prazo de 10 dias, uma fiscalização rigorosa em todos os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas no município, incluindo adegas, distribuidoras, bares e supermercados. O foco será verificar a procedência, rotulagem e regularidade sanitária dos produtos, especialmente bebidas destiladas e artesanais.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que o caso foi notificado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás e preenche os critérios para suspeita de intoxicação por metanol, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. A situação está sendo investigada e aguarda confirmação laboratorial. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Foto: banco de imagens)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *