A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), anunciou na manhã desta sexta-feira, (28), zona sul da capital mineira, mais uma importante ferramenta tecnológica de apoio ao combate à criminalidade: O emprego de drones no sistema de patrulhamento aéreo. A iniciativa reforça o compromisso da corporação com a modernização dos procedimentos operacionais e o aumento da segurança da população.
A novidade é anunciada como um suporte da operação “Guardião Aéreo” que se iniciou no dia 07 de novembro e vai até o dia 12 de dezembro. O objetivo é prevenir delitos e ampliar a presença ostensiva da Polícia Militar em áreas críticas e de grande fluxo de pessoas e veículos, reforçando a sensação de segurança e a visibilidade da presença policial.
Antes, os drones eram usados de forma velada, em operações, para capturas de imagens e movimentações. A partir de agora a tecnologia será empregada no policiamento ostensivo e preventivo, reforçando o policiamento comunitário e a proximidade com a população, por meio de dicas de segurança. Inicialmente está disponível apenas na área do 22º BPM. São dois drones equipados com giroflex, sirene, megafone com a possibilidade de emissão de mensagens de cunho educativo e câmeras.
De acordo com o comandante do 22º BPM, tenente-coronel Jésus Cássio de Abreu Júnior, pretende-se reforçar o policiamento comunitário e preventivo, com difusão de dicas de segurança e ampliação de mais uma forma de se realizar o policiamento ostensivo. “O drone será empregado em rotas planejadas conforme análise e estudo de índices de segurança e fluxo urbano, executando patrulhamento aéreo preventivo e monitoramento de áreas de interesse policial. A equipe de operadores manterá comunicação direta com as guarnições policiais, repassando informações em tempo real sobre movimentações suspeitas”, destacou o Ten-Cel Jésus.
