Após o compartilhamento de informações entre a inteligência da PRF em Mato Grosso e em Goiás com o serviço de inteligência do Comando de Policiamento Rodoviário da PMGO foi identificado um veículo com indicativo de possível transporte de agrotóxicos cujo uso é proibido no Brasil.
O conhecimento produzido foi direcionado para uma equipe do 05° BPMRv. Em diligências ulteriores a referida equipe logrou êxito em abordar em APORÉ/GO, o veículo FIAT, Ducato, de cor branca no momento da abordagem era conduzido pelo senhor Leonardo Borges de Moura.
Após as constatações iniciais a equipe procedeu a verificação do conteúdo das embalagens transportadas, fato que gerou dúvida sobre a compatibilidade do conteúdo com o que estava descrito nos rótulos das embalagens. Nesse contexto um equipe especializada do IBAMA foi acionada e compareceu até o local, restando constatado pelos fiscais que se tratava de Paraguat, produto de uso proibido no Brasil, pois tem um dos maiores valores de toxicidade aguda entre os herbicidas comerciais. Sua dosagem letal oral (LD50) em humanos é de cerca de 3 mg/kg. O Paraquat pode resultar em toxicidade agudamente grave para todos os órgãos e resultar em morte dentro de 24 horas após a ingestão, não existindo antídoto eficaz.
